quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Vida Cotidiana e Preconceitos

Segundo Heller, o preconceito é um tipo de ultrageneralização, que por sua vez, é inevitável na vida cotidiana, pois todas as nossas ações baseam-se em avaliações probabilísticas. Ultrageneralizações nada mais são do que juízo provisórios tomados de maneira a antecipar atividades possíveis, mas que nem sempre são confirmados na prática. No entanto, nem todo juízo provisório é um preconceito.

O preconceito é uma categoria de pensamento e de ação que se origina na cotidianeidade, mas que no entanto influenciam as outras esferas que se concontram acima da vida cotidiana. É necessário entender de onde surge tal tipo de pensamento para poder se desvencilhar dele e evitar os obstáculos qe ele impõe à vida humano-genérica.

As ultrageneralizações surgem a partir de esteriótipos, analogias e esquemas já elaborados assumidos por nós e também quando estes nos são impostos pelo meio onde crescemos e dos quais, sem adotarmos uma atitude crítica, não conseguimos nos livrar.

Através dessa visão podemos concluir que juízos provisórios são uma parte importante da vida cotidiana, porém, é necessário ter uma atitude crítica para conseguir diferenciar estes dos preconceitos, que podem prejudicar não só a cotidianeidade, mas também a a vida humano-genérica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário