quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Pan-óptico - A arte de olhar sem ser visto

No decorrer dos anos, civilizações buscaram sempre uma maneira eficiente de "vigiar e punir", seja seus habitantes como forma de demonstrar um poder superior, ou para controlar prisioneiros em suas celas. Várias tentativas fizeram com que o homem sempre buscasse a maenira mais eficiente do que a então atual, para manter o olhar me uma maneira cada vez mais superior ao do vigiado.

A solução veio com a idéia de um filósofo ingles, Jeremy Bentham. Ele desenhou um sistema em que uma torre ficava localizada no centro do local em que se desejava observar (o centro de uma prisão por exemplo) e o observador localizado, ou não, dentro dessa torre, pudesse vigiar qualquer um, sem ser visto, mantendo sempre a pressão no observado, deixando ele na duvida constante se era ou não controlado por alguem.

Esse conceito deu origem a milhares de projetos e construções envolvendo o mesmo objetivo, de certa forma, vigiar e/ou punir.
A estrutura de um colégio por exemplo esta em torno da questão que o aluno esta sendo constantemente observado, ou pelo menos, que ele tenha essa sensação, mantendo sempre o controle e a "ordem" perante os presentes.

Indo além de construções, vemos em lojas o posicionamento de espelhos relativamente grandes que, em um determinado local, faz com que o dono da loja, ou até mesmo um vendedor, possa controlar o que os clientes fazem sem ser notado, mantendo assim uma forma de controle, mesmo se naquele momento ninguem esteja acompanhando suas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário