segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O corpo na pós-modernidade

Na Grécia antiga, a filosofia da estética da existência tinha como imaginário o equilíbrio do corpo comparado `a harmonia da alma, o progresso pleno e harmômico do ser humano, o propósito atual não é mais atingir a alma, e sim levar as pessoas a escolher um comportamento moralmente aceito pela sociedade

Na sociedade moderna, as preocupações com o corpo se tornaram contundentes ao novo estilo de vida reproduzido. Foi colocada na sociedade uma nova visão de corpo, se deparando com o cuidado de si. Essa visão estabelece uma nova compreensão de que o indivíduo passa a ter de si mesmo e de sua causa de existência, bem como a permanência secular.

A pós-modernidade traz um aumento dessa perspectiva, porém cheia de contradições. Talvez como nunca o corpo esteve tanto em destaque como hoje. O corpo es†á submetido a transformações, por isso, os seres humanos não estão completamente acostumados com seus corpos ou satisfeitos com seu desenvolvimento, pois em certos momentos o corpo pode parecer desconhecido e abstrato.

No lugar da virtuosidade da vida, surge um padrão da caráter de vida que tem como referência privilegiada o corpo e a espécie. Na pós-modernidade, o corpo parece elaborar um novo modelo de felicidade, estabelecido no culto ao corpo como neurose coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário