sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Capital globalizado

A globalização transformou o quadro da economia, pois o capital das empresas são direcionadas ao campo internacional, estabelecendo uma diferença marcante entre a indústria estatal e a indústria privada.


A desvantagem da indústria estatal em relação à indústria privada é evidente, pois, segundo Robert Kurz, a economia do Estado permanece restrito às fronteiras territoriais, enquanto a economia privada se expande para o exterior, sem limitações. Por esse motivo, a indústria estatal é considerada pouco lucrativa e significativa para o mercado global. Muitas dessas indústrias acabam encontrando o fim ou são compradas por empresas globalizadas, sendo transformadas em indústrias privadas.


O capital globalizado possibilita o movimento financeiro, podendo modificar a estabilidade monetária.


Devido a esse sistema econômico, muitas vezes, deparamos com um processo de conversão do capital industrial em capital especulativo, que por sua vez, predomina o capital produtivo, direcionado ao predomínio globalizado, podendo tornar o sistema instável.


Com o surgimento e o crescimento de empresas multinacionais, houve uma repartição das funções produtivas, distribuídas para diversos países. Portanto, não há mais a concentração da produção de mercadorias em um único local. O resulto final não pertence a um país, mas à uma marca, ou seja, à empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário