quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O Espectador Observado!

O conceito de olhar, assistir, observar, vem sendo questionado e até mesmo reformulado, pela sociedade no geral. Cada um tem uma idéia do que é o "espiar". Na região sul do Brasil, por exemplo, não se diz vou "assistir a um filme", mas sim vou "olhar um filme", prova de que o conceito do olho tem um significado diferente, ou apenas mais profundo do que é comum a todos.

Acredita-se que hoje o observador, ou o "espião" não mais quele que esta no controle, por assim dizer. Não ele que ve sem ser visto, mas na verdade o oposto acontece, ele é observado sem saber disso, invertendo o conceito do olhar onde, neste caso, o espião vira o "espiado".

O mesmo acontece na televisão. Com programas como Big Brother, o espectador pensa estar no controle daqueles participantes presos naquela casa, sempre observando sem ser observado. Mas de acordo com Decio Pignatari, o que acontece na verdade é o observador, que está alheio aquele programa, é quem realmente é observado, medido e até mesmo controlado. Ele acredita que quem realmente "espia" é o quem está por tras do olhar. O olhar é capaz de tar sentido a qualquer coisa, por isso existe o conceito do Olhar X Olhar, ou seja, a capacidade desse olhar de dar sentido ao que é apresentado a ele, como nesse caso, o que é apresntado pela TV.

Por isso quem observa e acompanha é na verdade a imagem projetada e vista pelo espectador, O controlando através do seu próprio olhar, capaz de dar sentido aquilo que é representado pela televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário