segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Globalização X População

No século XX ocorreu um processo de aprofundamento na integração econômica, social, politica e cultural impulsionada pelo barateamento dos meios de transportes e comunicação do mundo, sendo resumida em um termo: globalização.

A globalização, que ocorreu entre o final do século passado e o ínicio do XXI, trouxe para os tempos atuais mais do que novas e baratas técnologias em comunicação e transporte, assim como por exemplo os satélites, acarretou também em novos cursos energéticos, interligação do capital e microtécnologia. Com este capital interligado o dinheiro pode ser investido em diferentes locais do mundo, havendo investimento em paises de terceiro mundo, onde a mão de obra é qualificada e barata e matéria prima tem custo baixissimo ambas podendo ser livremente exploradas.

Em 1929, na época da grande crise nos E.U.A, Keynes surgiu com um novo plano economico que influenciaria diretamente na sociedade americana, o chamado Plano Circular. Este plano consiste na substituição de importação, desemprego zero, distribuição de renda para os pobres e redução de impostos; todos esses tópicos foram pensados para haver uma circulação do capital entre as camadas baixas da população, que consistia na camada que gastava seu salário de forma integral, assim, não havendo reserva de dinheiro individual.

Apoximadamente 40 anos depois do plano de Keynes em 1973 ocorreram mais avanços na técnologia e assim difunida globalização. O surgimento da biotécnologia fez com que paises que viviam da agricultura, como o Uruguai, terem uma quebra economica, pois agora os frutos e vegetais podem ser modificados genéticamente resistindo as pragas e ao clima, favorecendo mas ainda a economia dos paises de primeiro mundo, mais uma vez. O indice de desemprego cresceu porque a mão de obra humana começou, aos poucos, a ser substituida por maquinas, o mercado começou a abrir crédito para facilitar o pagamento de casas, carros e bens de grande valor e as empresas muitas empresas começaram a abrir seu capital e vender ações. Nessa mesma época o surgimento do plático substituiu produtos que eram feitos com matéria orgânica, por exemplo, o saco de papel foi substituido pelo saco plástico, que hoje é um dos maiores poluentes do mundo.
E por fim, mas não menos importante, as dividas externas, que paises menos favorecidos adquirem e nuca conseguem pagar pois os juros são infindaveis.

Em 2007 a economia americana, tida como a maior do mundo, era de 12 trilhões, ocupano 1/4 da economia mundial da época, que era de 50 trilhões, foram feitos calculos e constatado que os E.U.A havia emprestado pro mundo 622 trilhões. Ironico não? Pode ser, isso porque há um enorme mercado de grande valor que não consiste em dinheiro material, vemos isso no mercado de ações onde circulam empresas que constituem um valor economico maior que de paises em desenvolvimento ou até quebrar paises ditos desemvolvidos, vide Islândia, isso sim é ironico.






Nenhum comentário:

Postar um comentário