quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O Impacto da Globalização

A globalização é um processo caracterizado por uma enorme perversidade e que tem como condições fundamentais, o espaço geográfico e a tecnociência. São estas as condições básicas para a globalização: a geografia do mundo e o desenvolvimento técnico-científico e informacional. Como tal, a globalização não se encerra no problema de conhecimento do mercado e da economia, mas no conhecimento do mundo, cuja existência se descola da economia e se conecta diretamente no espaço geográfico, isto é, com as pessoas e com o território, elementos que são abandonados pelo processo de globalização mas impostos pelo processo de fragmentação. Nos lugares, pessoas e territórios se fazem presentes na sua luta cotidiana contra o massacre da globalização.
Desemprego é uma das conseqüências perversas da natureza desse processo de globalização que, tal como vem sendo assumido e compreendido, ignorando as pessoas e os territórios, os quais são diluídos nas abstrações, embora quantitativas, dos chamados planos econômicos.
Mas, é importante destacar que as pessoas e os territórios se fazem sentir, violentamente, através do processo de fragmentação visível, seja na Bósnia, Sarajevo, seja na criação de novos territórios, por vezes sob forma violenta cidade de São Paulo. É preciso estar também atento ao fragmento, aos lugares.
Os problemas contemporâneos, e especialmente o da pobreza e do desemprego, encontrarão solução no âmbito da política e da ética. Trata-se da construção de um mundo novo, pautado não no discurso perfeito, que caracteriza as análises e ações sobre a realidade nesta contemporaneidade, mas numa perspectiva de ação colada na realidade do mundo, constituída por uma maioria de pobres e desempregados. Neste mundo, a economia passa a ser coadjuvante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário