quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Globalização

A possibilidade de realizar negociações sem limites de espaço e tempo possibilitou o processo de globalização, que nada mais é do que a desmantelação da economia baseada em nações, para a criação de um sistema baseado em uma economia global.

Nele, surgem é possível libertar as empresas de necessitarem se fixar em um só Estado, podendo dissolver funções produtivas, localizando cada parte do processo de fabricação de seu produto na parte do globo que lhe for mais conveniente e vantajoso.

O processo de globalização possui conseqüências alarmantes, como a perda do poder do Estado, a desativação ou privatização de empresas estatais (que não conseguem concorrer com as multinacionais) e o aumento das diferenças sociais.

Apesar de causar vários problemas às economias nacionais, a globalização ainda depende desta, pois necessita dos recursos do Estado para que sua infra-estrutura funcional (locais de exportação e importação, como portos, aeroportos, por exemplo) possa existir. Mas como isso seria possível se a nova economia enfraquece a antiga?

Nenhum comentário:

Postar um comentário