segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Ideologias

A ideologia, os valores ideológicos de cada cidadão estão incrustados na consciência humana, assim como valores sociais e coletivos. E deste modo, como tudo que envolve o pensamento humano, diferentes correntes divergem sobre o conceito de ideologia.

Para os marxistas, a ideologia funciona com a visão do homem, toma-se a realidade da sociedade e do seu reflexo invertido na consciência humana forma-se a ideologia. Portanto, para Marx a consciência que o homem tem do mundo que o envolve é ilusória e tudo que está organizado e fundamentado de acordo com os valores desse mundo é equivocado. Anteriormente a Marx, ideologia e consciência não se separavam, eram consideradas a mesma coisa. Marx distinguiu ideologia de consciência e segundo ele se a sociedade se conscientizasse plenamente sobre as relações sociais a ideologia desapareceria.

Durante o período stalinista, a ideologia passou a ser vista como um conjunto de opiniões, ideias e conceitos dos quais compartilhavam determinados grupos. E desta forma, numa sociedade de classes a ideologia também era de classes, visto que cada classe defendia seus ideais. A ideologia passou a representar a luta de classes.

A ideologia marxista soviética foi qualificada como ideologia científica e, desta forma, deixou de existir a distinção entre ciência e ideologia; a ciência passou a ser ideológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário