quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Panóptico contemporanêo

O panóptico foi um projeto de uma prisão arquitetado por Jeremy Bethan, e tem a função de vigiar sem ser visto.

É uma torre cercada por aneis, nos aneis, região periférica, encontram-se as celas, cada cela tem duas janelas, uma voltada para o interior outra para o exterior, a luz atravessa as janelas e desta forma o vigia pode observar todos os presos sem ser obeservado por eles. Os presos, não sabem se estão ou não sendo observados a todo instante, criando auto controle, gerado pelo poder da visibilidade.

Atualmente nos também temos esse auto controle, pois o panóptico que é um modelo de prisão, foi incorporado atualmente a nossa sociedade. Temos cameras espalhadas por toda a cidade, nas casas, nas universidades, nas ruas, e da mesmas forma que os prisioneiros, nos também nÃo sabemos se tem ou não alguem nos observando.

"O Panóptico (...) deve ser compreendido como um modelo generalizável de funcionamento; uma maneira de definir as relações de poder com a vida quotidiana dos homens. Bentham sem duvida o apresenta como uma instituição particular, bem fechada em si mesma. muitas vezes se fez dele uma utopia do encarceramento perfeito."

Foucault, (1997)

Nenhum comentário:

Postar um comentário