segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Sociedade do Trabalho e do Consumo - 10/11

Com a Revolução Industrial, um elemento se tornou fundamental para a produção capitalista: a mercadoria. Esta deveria gerar o acúmulo de capital. Dessa forma, na produção capitalista, o homem se torna apenas um agente produtivo.
A introdução da maquinária transformou o processo produtivo, o que conseqüentemente afetou a vida dos trabalhadores, fazendo com que eles se adaptem ao tempo das máquinas. Este tempo se tornou sinônimo de dinheiro.
Exemplo dessa sociedade do trabalho é o: Fordismo. Nele há uma massificação da produção, utilização de mão-de-obra barata e de matérias-primas naturais.
A modernidade e a tecnologia, ao invés de contribuir com a qualidade de vida das pessoas, fez com que o trabalhador se tornasse ignorante e escravo dessa modernidade.
Quando não centrado na na cultura do trabalho, o homem se foca na cultura do consumo. Um exemplo, da sociedade do consumo, é que o momento de lazer de um trabalhador se torna em recompensa pelo trabalho, e este tempo livre é preenchido com produtos capazes de proporcionar prazer imediato, felicidade, satisfação de desejos e auto realização.
Portanto, lazer na sociedade capitalista significa consumo. Assim, o lazer, além do trabalho, também é necessário para o sistema capitalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário