segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sociedade do Consumo

Nessa sociedade já não se sabe mais qual é a diferença entre "consumar" e "consumir". Essas definições foram perdidas a partir do momento em que o conceito de felicidade foi esvaziado: ao invés de ter prazer em algo, o objetivo é tirar prazer de algo. Não se questiona o ser, apenas o estar, pois o que move a sociedade são as novidades; não há tempo para aderir a algo. Essa ideologia hedonista gera consequências como o esvaziamento do movimento social: ao invés de se mobilizar e lutar, essas tarefas são delegadas a ONGS, que ganham dinheiro com esse tipo de serviço. Outro resultado desse estilo de vida são as políticas afirmativas, nas quais os trabalhadores se forçam a trabalhar mais para ganhar prêmios. Além disso, a cultura e a ciência são tratados como produtos. Isso tudo acontece hoje pois, com a queda do socialismo, as pessoas pararam de criar alternativas para o discurso vigente, o capitalismo, e se concentraram em apenas "melhorá-lo". O grande desafio de quem vive hoje nessa sociedade é parar de reproduzir este tipo de modelo.

Beatriz Poiano - 07002634

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