terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sociedade do Prazer

Na sociedade do consumo de hoje, encontra-se a produção abundante de bens, coisas, mercadorias e objetos, assim como a produção de necessidades a serem realizadas e satisfeitas de maneira rápida e veloz a ponto de nos manter carentes de mais necessidades e objetos.

Os objetos de hoje em dia já são feitos para não durarem, por causa desse ritmo que se instalou de troca rápida de produtos, os produtos tecnológicos de hoje não possuem a máxima tecnologia que poderiam ter, essas tecnologias são lançadas aos poucos para que o produto que se tem logo se torne ultrapassado. Bauman diz que vivemos em uma vida “agorista”, e a razão por qual podemos considerar o motivo dessa pressa, é em parte, o impulso de adquirir e juntar. Mas o motivo que torna a pressa de fato imperativa é a necessidade de descartar e substituir.

O sistema criado é um produtor de necessidades. Não se cria necessidades do nada, despertam-se e estimulam-se necessidades dormentes. O que se inova e se produz não são as necessidades humanas (felicidade, prazer, segurança, reconhecimento, poder, etc), porém produz objetos do desejo. Objetos que trazem consigo a promessa ilusória de apaziguamento de nossas angústias, frustrações e vazios, promessas ilusórias, contudo de forte apelo e atratividade.


Caroline Armando Tavares - 07002644

Nenhum comentário:

Postar um comentário