domingo, 29 de novembro de 2009

Globalização - 24/11

Nos anos 60 existiam duas importantes formas de produção:
- Brasil: matéria-prima + mão-de-obra + estado
- Europa: matéria-prima artificial + robotização + globalização (lixo não degradável)
Em 1973 devido à substituição da mão-de-obra humana pela robotização, o desemprego começa a surgir. E, nos anos 80 o mundo começa a sofrer o processo de globalização.
Com o processo de globalização vários conceitos antigamente estipulados se modificaram. A primeira classe afetada foi a dos trabalhadores, que com a produção industrial, trabalhavam mais e ganhavam menos.
Antigamente não haviam grandes competições no mercado, já que se trocava grãos por tecnologia. Com o desaparecimento do acumulo de bens diversos num mesmo lugar, o mercado se expandiu, e todo e qualquer lugar se tornou mercado, aumentando a competição. Assim, o sistema que não reproduz na globalização morre.
Todo esse processo fez com que não houvesse mais preocupação com as empresas nacionais, já que estas não tem mais um conceito de ser financiadas 100% pelo capital do seu próprio país. Um exemplo desse acontecimento são as fábricas automotivas.
Logicamente o mundo sofre com essas devastadoras modificações, o mercado começa a produzir exageradamente, mais do que o comércio necessita, o que acaba gerando um grande lixo “tecnológico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário