terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Corpo Hedonista

O corpo é ao mesmo tempo uma massa, um invólucro, uma superfície que se mantém ao longo da história. Para Foucault, o corpo é um ente, composto por carne, ossos, órgãos e membros, isto é, matéria, literalmente um lócus físico e concreto.
Essa matéria física não é inerte, sem vida, mas sim uma superfície moldável, transformável, remodelável por técnicas disciplinares e de biopolítica.
Com isso, o corpo é um ente – com sua propriedade de “ser” –, que sofre as ações das relações de poder que compõem tecnologias políticas específicas e históricas.


A sociedade pós-moderna tem suas estruturas sócio-culturais fascinadas pelo imediatismo do prazer que dá formas de satisfação, prazer para todos os tipos de problemas existenciais do homem, considerados como hedonistas.
Assim, é preciso questionar a relação entre formas hedonistas vinculadas ao corpo e o significado do que é o belo nas chamadas sociedades pós-modernas.


Sobre as modas relâmpagos, nos referimos às modificações superficiais realizadas pelo homem, como: roupas e acessórios (piercings, alargadores, tatuagens), em que o indivíduo demonstra-se, através de sua roupa, ser a favor de uma dada ideologia, quando na verdade ocorre o inverso. Desta forma, afirmamos ser o homem pós-moderno superficial, pois se utiliza de signos e símbolos não pelos valores reais que estes possuem, mas para acompanhar a moda vigente, uma vez que ele está sendo apenas a cópia do outro.
Porém, como o sujeito se compara com todos e não somente a um, quer ser todos e finda por não ser nenhum. Esta ação leva o homem pós-moderno ao campo da impessoalidade.


E na busca da perfeição de seu corpo, na conquista do prazer, o homem aceita viver a simulação do real, conhecida também por Sociedade do Espetáculo, em que tudo é moldado e fantasiado de acordo com a imaginação e a ilusão do homem pós-moderno.


“O princípio do fetichismo da mercadoria, a dominação da sociedade por coisas supra-sensíveis embora sensíveis, se realiza completamente no espetáculo, no qual o mundo sensível é substituído por uma seleção de imagens que existe acima dele, e que ao mesmo tempo se fez reconhecer como o sensível por excelência.” (Guy Debord 1997. p.28)


Desta forma, o homem ao conviver com outro, passa a desejar ser igual ao outro, isto porque o outro lhe aparece melhor e mais feliz que ele. No entanto, isso não é real, isto porque ao copiar o outro, o homem será somente a cópia do outro e não ele mesmo. Logo é a imitação do outro e não está de acordo com a verdade.



E esses nossos desejos, atividades físicas e psíquicas necessitam de uma exterioridade que ocorre na virtualização. A exteriorização é feita por todos e na virtualização podemos ter acesso às sensações do outro, nos sistemas avançados da realidade virtual em quase tudo a experiência do outro é semelhante à nossa.
O corpo hoje projetado no virtual, onde através da técnica consegue-se “reconstruir modelos numéricos do corpo em três dimensões.” Somos assim organismos híbridos - que se afastam das leis naturais – e passamos a ter um “hipercorpo”, onde tudo se partilha e tudo se adiciona e o aqui e agora tem muita importância nestes novos corpos, Pierre Lévy diz que: “O meu corpo é a atualizarão temporária de um enorme hipercorpo híbrido, social e tecnobiológico. O corpo contemporâneo é como uma chama, muitas vezes minúsculo, isolado, separado, quase imobilizado. Depois, ele sai de si mesmo, intensificado, pelos esportes ou pelas drogas, passa por um satélite, liga-se então ao corpo público e queima-se com a própria chama, brilha com a mesma luz do que os outros “corpos – chama”. Depois, volta a si, transformado, numa esfera quase privada aqui e por todo o lado, tanto em si como misturado. Um dia, ele separa-se completamente do hipercorpo e apaga-se.”

Caroline Armando Tavares -07002644

Nenhum comentário:

Postar um comentário