segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Sociedade do Consumo - 27/10/09

Como anteriormente visto o estudo é feito de forma genérica e isso se estente à Massificação Industrial, ela ocorre com o objetivo de minimizar o custo de produção e aumentar a escala do mesmo. Na Massificação Industrial cria-se uma homogeinização da cultura. A cultura por sua vez está diretamente relacionada com a perspectiva nacionalista, com a arte e com a política.

Para que os consumidores fossem atingidos, os meios de comunicação se tornam fundamentais para a proliferação dos desejos do consumo. Toda essa focalização em consumo faz com que a juventude que antigamente fazia militâncias políticas se tornasse mais uma etapa “dispensável” para o crescimento do ser, a adolescência. Essa etapa denominada adolescência está cada vez mais influenciável, aumentando assim, a possibilidade de serem manipuladas pelos “grandes líderes”.

Hoje há uma busca pela ruptura da homogeinização, mas nada disso adianta quando a grande massa se caracteriza por não ter forma, nem identidade, ou seja, quando ocorre a morte da individualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário