segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sociedade do consumo!

A sociedade que conhecemos hoje passou por diversas transformações e evoluções, em determinados pontos. Porém algo que perpetua a tempos, é a ideia que essa sociedade esta cada vez mais voltada ao consumo. De si própria, por assim dizer.
Algumas características que estão se tornando cada vez mais aparentes e mais fortes, marcando muito bem a "sociedade de consumo" são:

- Relações superficiais (O homem não se interessa mais por relações que não envolvam ele mesmo, por isso mantêm sempre as atenções voltadas a "si próprio" e não se aprofunda nas relações extariores)

- Diversidade

- Fragmentação (com a diversidade fica ainda mais visivel a fragmentação da sociedade, juntamente com a individualidade que as relações superficiais proporcionam)

- Sublimação do corpo

- Hedonismo (Prazer pleno)

- Diferença (consumidor) - o consumidor em si, busca a diferença em seus produtos, sendo assim a sociedade de consumo busca cada vez mais a diferença, a individualidade e não o que é comum a todos.

Alem desses fatores, a sociedade ainda se apresenta com a "sociedade da emoção", do desejo, onde a razão não esta mais acima de todas as coisas, mas sim a pulsão do interior de cada um que prevalece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário