quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pensamento, realidade e representação |aula_ 13/out|

“Mesmo que exista uma estrutura que permeie a realidade, existem 36 meios de representa-la”. Aqui já vemos uma noção de pluralidade do conhecimento: existem muitos meios de construir o conhecimento sobre o mundo – a ciência não é o único” GLEISER, Marcelo. Tensão criadora - Hoffman argumenta que nem sempre o mais simples é o mais belo. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 out. 2009. Caderno mais!, p. 03.

Refletindo um pouco sobre o que foi dito na coluna + (c)iência e unindo com meus conhecimentos adquiridos em sala, concluo que não existe mais liberdade, o que existe é o reconhecimento da liberdade. Cada vez mais vivemos em uma sociedade da representação. Os pronomes por exemplo existem para substituir os nomes.

Estamos vivendo em uma sociedade dominada agora pelas opiniões onde não é mais a verdade que importa. Mas será a lógica a própria realidade? Como diz Hegel, “O real é racional. O racional é real”? A própria analise é um processo do pensar, e o pensar racional vai salvar o mundo?

Todos defendem a liberdade intelectual do homem, mas as próprias “grandes vertentes econômicas” por exemplo estão ai para acabar com essa autonomia, caso do socialismo, capitalismo e outros ismos, que tentam nos impor uma idéia maniqueísta e evitar um pensamento elaborado. Para Postman “a “deflação do sentido” deve-se essencialmente ao fato de a “explosão da informação”, originando um mundo cada vez mais improvável- um mundo em que verdades, valores e normas se multiplicam até ao infinito, tornando impossível qualquer escolha fundada” .

Acredito eu, que o pensar não é a própria realidade, visto que todo pensar é político e alterado de acordo com a realidade de nossos meios. Cada pensamento é alterado de acordo com o que temos para nos servir.

Todas as filosofias estão presas as linguagens, portanto sofrem modificações, alterando-se algumas vezes de modo errôneo, mas o interessante não é discutir o certo ou errado mas algumas vezes apenas discutir.

Thais Denardi _VB6 _07002714

Nenhum comentário:

Postar um comentário