quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Na sociedade democrática na qual pertencemos existe o discurso político individual, a opinião que é um quarto poder que procede os três poderes, legislativo, executivo e judiciário. Estas são criadas a partir de questões de ordem social,históricas, culturais. A opinião existe até mesmo aquele que se opõe a política, aquele que diz não ter opinião sobre o assunto já está incluído em uma posição política.
Bakhtin cita que “a consciência individual é sócio ideológica”, a partir dessa consciência que formam- se as opiniões, visto que as sociedades criam modelos para comunicar a ideologia,como meio de assegurar sua própria permanência. Assim, cria-se a necessidade de nos inserirmos nessa ideologia que é genérica. As denotações desta são produzidas em ambientes acadêmicos em momentos históricos específicos. Somos claramente dependentes da nossa nativa sociedade.
Contudo, precisamos estar cientes de que tudo que pensamos e falamos e produzimos está ligado a uma ideologia, a um paradigma social e político.

Nayara Escobar

Nenhum comentário:

Postar um comentário