segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Lukacs (Historia e Consciencia de Classe)

(referente à aula do dia 20/10)

De início acredito que seja importante diferenciar o pensamento marxista do pensamento marxiano. O primeiro refere-se ao período e a doutrina em que Karl Marx esteve inserido e que leva “ao pé da letra” o que Marx dizia e acreditava. Já o segundo está relacionado com a utilização do MÉTODO marxista, ou seja, o método materialista dialético.

Lukacs era marxiano, pois, acreditava que tínhamos que retomar o método marxista, mas adequá-lo a diferentes sociedades. Entretanto, não há como entender um marxiano sem antes ter visto Marx. A intenção aqui não é de criar um panorama da obra de Marx, é claro, porém, vou tentar apresentar alguns aspectos de sua obra que influenciaram Lukacs.

A partir do momento que passam a estudar as ciências humanas (a Historia, no caso), o pesquisador passa a ser um sujeito de sua própria pesquisa. Nesse contexto, Lukacs ressalva que é preciso ter uma visão crítica da totalidade histórica na qual o pesquisador se insere. Para Marx, a luta de classes é a principal força motriz da historia, pois, afinal, ela está inserida em todas as grandes revoluções. E é a partir dessa premissa que Lukacs pensa essa totalidade histórica, levando em conta as forças produtivas e as lutas de classe e não os fatos isolados, pois, pensar esses fatos isolados seria editar a realidade, e portanto, fazer da historia um processo metonímico. Segundo Lukacs em sua obra História e Consciência de Classe, havia uma falsa consciência de classe, pois, essa, que só pode ser compreendida a partir das lutas de classes, até então estaria referida ao "homem genérico." (conceito histórico burguês)

Se analisarmos essa aula de Comunicação, Mídias e Mediações, por exemplo, o método que é utilizado durante as aulas é algo oposto ao que Lukacs propõem como estudo da historia. Expor duas horas e meia sobre a escola de Budapeste, por exemplo, é editá-la, sem levar em conta uma totalidade. Não é uma crítica à aula, apenas uma tentativa de estabelecer relações entre o conhecimento teórico e o meu repertório.

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