terça-feira, 27 de outubro de 2009

Desalienação com a Comunicação de Imagens

Iniciarei o post com algumas expressões do livro,Enigmas da modernidade-mundo,Ianni Octavio,RJ-2000

'' As próprias utopias da modernidade entram em crise, ou são esquecidas: liberdade, igualdade e fraternidade; governo do povo; para o povo e pelo povo, revolução e redenção; trabalho e desalienação, solidariedade e humanidade '‘.
''Continua-se a falar em democracia e cidadania, por exemplo, mas em termos de mercado, individualismo possessivo, escolha racional, consumo, cartão magnético e Internet.''
Possuímos uma vida genérica, aonde somos guiados pela razão e predomina-se a artificialidade e a nossa vida quotidiana considerada o berçário da genérica, aonde se predomina o mundo vida, baseado nas nossas vivências.

Aos poucos, muitos parecem esquecer da experiência, como um fundamento do modo de ser, e da ''palavra'' como meio essencial de comunicação, informação, reflexão. Estes se jogam na realidade virtual, como outra forma de experiência ou um mundo no qual se pode prescindir da experiência. A imagem predomina na cultura de massa, na cultura popular, e na industria cultural. O ser humano deste novo tempo habita um mundo construído por representação.

Ao analisarmos o livro...'' E a televisão se fez'', Cashmore Ellis,Cap. 4 e aula passada percebemos que os estudos culturais sofrem uma abordagem bastante abrangente no estudo da cultura popular, mesclando estruturalismo marxista.
A cultura e redefinida de modo a incluir todos os significados da experiência,os estudos culturais estão unidos pelo interesse na operação da ideologia sobre as maneiras em que damos sentido ao mundo. Estes estudos se concentram nos papeis representados pelas formas em que recebemos e interpretamos mensagens dos meios de comunicação de massa. Todos realizam um trabalho com a ideologia de sustentar nossa consciência,porem esse trabalho da ideologia e assegurar que permaneçamos sem consciência,por um processo mais sutil suave de significados. O processo de persuasão e a hegemonia e as mensagens transmitidas nesse processo são a ideologia. Quanto mais sutis forem os meios pelas quais mensagens são transmitidas,mas efetivos serão. As sociedades criam métodos para comunicar a ideologia,como meio de assegurar sua própria permanência. Com a necessidade que temos de viver no mundo genérico tudo o que fazemos,dizemos,vemos e experimentamos tem algum significado para nos.Os significados são produzidos em ambientes acadêmicos,e em momentos históricos específicos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário